image1 image2 image3

HELLO|SOBREVIVER OU VIVER NO MUNDO?

A hora de cair no mundo.

        Todo adolescente quando entra no Ensino Médio, já começa a vincular a ideia de fazer uma universidade ou apenas ir morar fora. Com a ideia ainda imatura, já começa a fazer planos, se dedicar (ou finge) aos estudos para passar no vestibular, investiga as melhores cidades para se morar e o que fazer da vida, depois do ensino médio.
        Eu sei, também criei as mesmas expectativas, imaginei-me indo para o Sul, ou para o Rio de Janeiro, almejava inúmeras faculdades públicas, olhava as fotos de amigos que moravam fora e imaginava como seria comigo. Mas no fim, tudo isso é apenas uma desculpa, o que todos acabam buscando com tudo isso é a liberdade, a independência, é se tornar adulto e dono de si mesmo.
        A maioria associa a "liberdade" com as milhares de festas que poderão ir, aos inúmeros shows que não precisarão pedir permissão aos pais, além das diversas pessoas a qual poderão se relacionar. Tendo isso em mente, parece tudo maravilhoso. É de longe, a vida que todo adolescente sonha. Até me mudar para cá e enfrentar essa experiencia eu também acreditava nisso, mas a realidade é bem diferente.
        Você passa a entender que morar sozinho com seus míseros 17 anos, vai muito além de ir em festa ou chegar tarde em casa. É ter que fazer tudo aquilo que você nunca precisou fazer, porque sempre teve alguém que faria isso por você, mas que agora não tem. Com certeza a maioria não sabe cozinhar, não sabe lavar roupa na mão, nunca lavou um banheiro ou desentupiu uma pia. SIM, eu já tive que fazer tudo isso, e confesso não é nada fácil para um iniciante. É ser responsável por tudo aquilo que se fala ou se faz. É ter que aprender qual remédio se tem que tomar quando tiver uma dor de cabeça e qual é para dor de estômago. É ter que acordar sozinho e não ter ninguém para te dar ordens do que fazer, mas mesmo assim você ter que fazer.
        É ser filho, irmão, amigo por telefone. É sentir falta da vida a qual levava, mas ao mesmo tempo querer ficar ali. É se sentir sozinho, mesmo estando rodeado de pessoas. É ter que lidar dividir novas experiencias com pessoas de cultura, costumes e jeitos diferentes.
        Seus pais e familiares também sofrerão com sua ausência, enfrentaram a famosa "síndrome do ninho vazio", olharam suas fotografias antigas, o seu antigo quarto e talvez até role uma ou duas lágrimas quando pensarem o quanto o tempo passou. E mesmo assim sentirão orgulho da grande pessoa, que você irá se tornar. Afinal independente da distância, o sentimento será o mesmo.
         E isso é amadurecimento, isso não passa de aprendizagem. Você com certeza terá uma bagagem cheia de história a cada dia que passar. Você aprenderá com a vida, com o passar dos dias. Com as pessoas que você conheceu, com as histórias que você ouviu ou com aquilo que você presenciou. Mas isso é só uma fase e haverão outras inúmeras fases para se encarar.
         

Share this:

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário