image1 image2 image3

HELLO|SOBREVIVER OU VIVER NO MUNDO?

Pássaros criados em gaiolas, acreditam que voar é uma doença

               
Mal sabem aqueles que não voam, que voar é uma das melhores escolhas da vida. E o mal de quem ama é exatamente criar gaiolas em torno de tudo aquilo o qual quer ver bem. Pais super protetores, talvez seja o melhor exemplo. Eles falam, andar, aprendem, respondem pelos filhos. Eles simplesmente vivem pelos filhos.
A maioria dos filhos que possuem pais que vivem por eles, não sabem falar um não. Não sabem dialogar com outras pessoas. São tímidas e nunca topam enfrentar experiências novas. Nunca irão sair de casa, para morar longe, por exemplo. Nunca saberão o que fazer em situações complicadas. Não saberão ir ao médico sozinha. Não saberão pedir informação na rua. Nunca irão pular de asa delta, de paraquedas ou passear de balão, por que sempre terão medo. Não saberão respirar sem ter alguém do lado, pra estar sempre auxiliando-o do que fazer. 
"Não pode fazer isso, se não vai cair e machucar", mas quem é que não tem boas histórias para contar quando se lembra dos dois joelhos ralados, ou de uma queda de bicicleta, que gerou uma perna quebrada ou um grande hematoma. "Não pode fazer aquilo que você pode pegar um resfriado", quem nunca tomou sorvete no frio ou tomou banho de chuva, são experiências incríveis. "Não faça isso, pode ser muito perigoso", e quem nunca levou um choque? É bem ruim, mas no máximo vai dar um sustinho no seu coração, nada demais.
Não precisa ter toda essas regras aleatórias, não precisa impor até onde o outro deve chegar. É importante ensinar e tentar ajudar, mas deixa-lo livre pra voar, sabendo que ele vai voltar um dia. Ou até mesmo voar do ladinho, sem medo de que ele erre o caminho. Mas nunca voar pelo outro. 
É tão importante isso, ter suas próprias asas, pensar com as suas próprias ideias. Sair de casa, ter novas experiências, conhecer as mais diversas pessoas, viver coisas diferentes. Saber as malícias do mundo, ver com seus próprios olhos o que é certo e o que é errado, sem que alguém precise ficar dando aqueles sermões enormes que entram por um ouvido e saem pelo outro. Aprender a se virar sozinho, nos momentos mais difíceis, sem poder correr de volta pra barra da saia de outro alguém. É ter vontades próprias, crescer. Voar é isso, é crescer. É deixar de ser um pequeno pássaro indefeso, e se tornar um grande pássaro, voador, conhecedor do mundo e de tudo.

Share this:

CONVERSATION

2 comentários:

  1. Voar alto sem ter medo, flutuar sem medo de cair, errar sem medo de acertar, tentar sem medo das dúvidas, buscar novas experiências que alegre seu espirito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é mais ou mesmo isso mesmo. Melhor sensação poder voar e ser livre.

      Excluir