image1 image2 image3

HELLO|SOBREVIVER OU VIVER NO MUNDO?

A difícil vida dos vestibulandos


Nós vivemos e crescemos em um mundo em que nas escolas todo mundo tem pavor de estar no terceiro ano do ensino médio, já que é sua obrigação passar no vestibular. Você já decidiu seu curso, mesmo não tendo experimentado um dia sequer da rotina de um advogado, de um jornalista, de um médico, de um psicólogo, dentista, professor, engenheiro; para saber se realmente é aquilo que você quer. Mas você com seus meros dezessete, dezoito anos precisa saber o que quer. Não tem escapatória.
E não tem quem não tenha medo do vestibular, são de 50 a 100 questões, das mais diversas matérias. Você precisa saber a fórmula da energia potencial elástica, mas também precisa saber a diferença entre briófitas, pteridófitos e angiospermas. Mas também precisa saber quase tudo sobre os diversos tipos de funções existentes. Porém também não pode esquecer sobre as medidas políticas que os Estados Unidos tomaram em 2005 em relação ao seu estado econômico. Nem das equações orgânicas, balanceamento, água mais sal conduz eletricidade? Você precisa saber. E se você não souber você não é inteligente. E também não irá passar no vestibular da tão sonhada universidade que você quer.
Porque a educação é assim, você só é inteligente se souber tudo isso. Talvez você saiba todas as formulas de física, mas se não souber nada de linguagens, de que vale tudo isso?
Quando a gente entra na universidade, dependendo do que você fazer, você não levará nada daquilo para sua vida. Se for um advogado, por exemplo, você acha que para defender um caso, você irá precisar saber a formula da energia potencial elástica? Mas é claro que não. Claro que é válido você ter uma base e conhecimento sobre todas essas matérias, mas saber tudo sobre todas não seria um tanto quanto demais? Julgar uma pessoa inteligente, apenas se ela souber tudo isso, não seria um tanto quando ignorância? Ser inteligente é estudar mais de 10 horas por dia, quase sem descanso, por anos, em busca de uma vaga? Afinal somos seres humanos ou robôs?
Seres humanos possuem dons distintos, possuem capacidades distintas. E muitas vezes ele vai ser muito bom em X atividade, porém péssimo em Y. Ninguém é perfeito em tudo. Ninguém sabe tudo. Cada um se destaca naquilo que te chama mais atenção. Não da para medir a inteligência de alguém cobrando tudo, mesmo coisas nas quais são insignificantes para elas.
É uma reflexão para a sociedade, é uma reflexão para os professores e vestibulandos. É desanimador ser o único da turma que não passou na universidade e ouvir que é porque você não tem capacidade. Notas na escola não valem de nada. Muitos que tiraram 2 a vida inteira em Matemática, por não se identificarem e compreenderem, podem ser ótimos professores de Gramática, podem ser ótimos Psicólogos, ótimas mães, ótimos pais, ótimos em qualquer outra coisa. Por que todo mundo é bom em alguma coisa.




Share this:

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário