image1 image2 image3

HELLO|SOBREVIVER OU VIVER NO MUNDO?

Maturidade não ter nada a ver com idade


Já vi muita gente dizer que sou muito madura para minha idade, como já vi também muita gente mais velha, lá com seus vinte e poucos anos, beirando aos trinta, muito imatura. E percebi que maturidade não tem nada a ver com a idade de uma pessoa, mas sim com a suas experiências, com a suas ideias, com o seu papo. As vezes até brinco com um amigo meu: "como você é idiota, quando é que vai amadurecer?", e caiu nos risos, com as inúmeras piadas mais mal feitas que ele vive fazendo. Mas descobri que ser maduro não é ser serio o tempo todo, não é levar tudo pra valer, não é ter a pose de intelectual, não é não fazer piadas sem graças ou não achar graça de todas as coisas belas da vida.
Pelo contrário, eu aprendi que maturidade tem a ver com muitas outras coisas, tem a ver com respeito, pessoas maduras sabem lidar com a opinião alheia, com as opções sexuais, religiosas ou ideológicas de cada ser humano. Assim como também sabe respeitar os seus próprios limites, compreende aquilo que pode ou não fazer, se sentindo bem.
Tem ligação também com a coragem, sabe aquelas pessoas que vão pro outro lado do mundo em busca de sonhos, abrindo mão das pessoas que amam ou de oportunidades, na tentativa de conquistar coisas melhores para a vida? Pois então, bota maturidade nisso!
Maturidade também é ser no mínimo um pouco compreensivo, para aceitar tudo aquilo que a vida tem a nos oferecer, desde as perdas, as grandes frustrações, as demissões, os "não" levados em novas oportunidades, as grandes dores, como também qualquer que seja o motivo de alegria. É compreender o próximo e suas diversas atitudes, sem julgar pelo que seja certo ou errado.
Ser maduro é dar sim a cara a tapa, é aderir seu posicionamento até o fim, doa a quem doer, é ter  autoconfiança, é acreditar em si mesmo, é ser independente, saber lidar com qualquer situação imprevisível, é chorar e mostrar que você está na bad sim, é assumir que precisa de um ombro amigo sem se sentir totalmente uma inútil. Simplesmente ser maduro não é ter um trilhão de anos vividos, mas é ter uma mente aberta a ponto de aceitar e respeitar o outro, se aceitando e se respeitando também. Ser maduro é viver, com as próprias pernas, aquilo que você diz e é.


Share this:

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário